sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Camex reduz imposto de importação de carro híbrido e trator rodoviário

Objetivo é criar mercado e atrair de investimentos para produção nacional.
Com medida, imposto de importação cai de 35% para zero a 7%, informou.

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu reduzir o Imposto de Importação de quatro novos produtos, entre eles veículos híbridos sem tecnologia de recarga externa (motor de combustão que trabalha com auxílio de sistema de tração elétrica ou pneumática). Com a decisão, a tarifa de importação caiu de 35% para uma faixa de zero a 7%, informou o governo.

A medida vale para automóveis de passageiros híbridos sem tecnologia de recarga externa, de cilindrada superior a 1.000 cm3, mas não superior a 3.000 cm3, com capacidade de transporte de pessoas sentadas inferior ou igual a seis, incluindo o motorista, e vale até o final de 2015.
"A redução do Imposto de Importação para veículos híbridos faz parte de um conjunto de medidas necessárias para a criação de um mercado e atração de investimentos para produção nacional de veículos que usem novas tecnologias de propulsão. A introdução dessas novas tecnologias vai disponibilizar ao consumidor veículos com maior eficiência energética, e com reduzida emissão de poluentes. A decisão da Camex também contribui para a qualificação de mão de obra, além de incentivar o desenvolvimento de engenharia e fornecedores locais", informou o governo.

Fusion Híbrido
De janeiro a agosto de 2014, foram vendidas 558 unidades de veículos elétricos ou híbridos no Brasil - o volume não chega a 0,1% do total, mas já passou o número de emplacamentos no ano passado inteiro. O preço ainda é o grande empecilho para o consumidor brasileiro. Líder do segmento, o Ford Fusion Hybrid custa atualmente R$ 128.700, enquanto o Toyota Prius, que é o mais vendido no mundo, não sai por menos de R$ 120.830.

Tratores rodoviários

Outra medida aprovada pela Câmara de Comércio Exterior foi a redução do Imposto de Importação de tratores rodoviários, que transportam cargas superiores a 400 toneladas em obras de infraestrutura. O produto terá alíquota alterada de 35% para zero, com criação de ex-tarifário e prazo de 12 meses.

Fonte: Globo.com

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